Ementas das disciplinas

de Doutorado em História da Literatura        _________________________________________________________________________________________

 

Teoria da História da Literatura
A teoria da História da Literatura: caminhos e pressupostos. Problemas e perspectivas da História da Literatura. História e Literatura. O lugar da História da Literatura no âmbito das Letras e das Ciências Humanas.
 
Teoria da História
Exposição dos fundamentos teórico-metodológicos da História enquanto ciência. Análise dos principais paradigmas epistemológicos da História (Historicismo, Positivismo, Marxismo, Movimento dos Annales, Nova História e Irracionalismo Pós-Moderno), contextualizando o crscente otimismo burguês pós Revolução Francesa e a crise da razão histórica na atualidade. A partir da fundamentação epistemológica do conhecimento histórico e das interpretações inerentes às problemáticas do objetivismo / subjetivismo, racionalismo / irracionalismo, modernidade / pós-modernidade, buscar refletir sobre os sentidos possíveis das formas de escrita da história no presente.
 
História da Narrativa Brasileira
História da narrativa brasileira: do Romantismo à contemporaneidade. Estudo de autores e obras significativos para a configuração do sistema literário brasileiro.
 
História da Poesia Brasileira
História da poesia brasileira: das origens à contemporaneidade. Estudo de autores e obras significativos para a configuração do sistema literário brasileiro.
 
História da Dramaturgia Brasileira
História da dramaturgia brasileira: das origens à contemporaneidade. Estudo de autores, peças de teatro e grupos teatrais significativos para a configuração do sistema literário e teatral brasileiro.
 
Temas de História da Literatura Ocidental
Literatura Ocidental: conceito e abrangência. A Literatura Ocidental a partir de uma perspectiva diacrônica: a Antiguidade, a Idade Média e a Era Moderna. Estudo de autores e obras que constituem o cânone ocidental.
 
História da Literatura Portuguesa
As origens. Expansionismo. Identidade nacional. Viagens interculturais. Colonialidades. Diásporas. Transnacionalização. Transversalidades. Territorialidades. Cultura de fronteira. Globalização. A morte da nação.
 
História das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
Primeiras manifestações. Confluências literárias. Periódicos literários. Sociedade e história. Colonialismo. Diásporas. Utopias. Oratura e letramento. Línguas. Guerras. Etnia. Raça. Religiosidades. Mitos. Identidades culturais. Pós-colonialismo. Globalização.
 
Literatura de Autoria Feminina
Teorias críticas feministas, história, discurso e representação. Cânone e tradição literária. Gênero como categoria de análise. Feminismo como crítica da modernidade. Mulher, raça, etnia e subalternidade.
 
Temas de História da Literatura do Rio Grande do Sul
Panorama da literatura do Rio Grande do Sul na prosa, na poesia, no teatro, no ensaio e na historiografia, das primeiras manifestações poético-ficcionais até a literatura contemporânea. Relações entre as literaturas sul-rio-grandense, brasileira e platina. Romantismo sulino, cor local e literatura gauchesca. Regionalidade e universalidade. Construção e desconstrução do mito do gaúcho. Relações entre literatura e história.
 
Literatura e Americanidade
Relações literárias interamericanas. Reflexão teórica sobre as origens da americanidade. Literatura e identidade nas Américas. Americanidade e transculturalidade. Hibridismo cultural e literário.
 
Literatura e Oralidade
Os diferentes gêneros da literatura oral e da literatura popular como práticas culturais. A relação entre o oral e o escrito, entre as narrativas orais e as formas literárias.
 
Literatura Autobiográfica, Histórias, Memórias e Tempos
Gênero autobiográfico: conceitos, variações estético-literárias, tipologias. Relações temáticas para o gênero. Referencialidade e ficcionalidade, autorreferencialidade e ficção. Gêneros literários e variações autobiográficas.
 
Literatura, Fontes Primárias e Periodismo
História da literatura e fontes. Resgate histórico-literário a partir de fontes primárias e do periodismo literário. Jornalismo e literatura. Imprensa literária: jornais, revistas, almanaques. Sistema literário. Cânone e margens. Rastro. Materialidade da literatura. Pesquisa em acervos, arquivos e bibliotecas.
 
Leituras Orientadas
Leitura orientada de temas concernentes às áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa: História da Literatura; Escrita Feminina; Literatura Sul-Rio-Grandense; Literatura, História e Memória.