Dissertação - Letramento multimidiático e o aprendizado de Língua Inglesa através do RPG Neverwinter Nights : enhanced edition

Autor: Julian Mussi Ores (Currículo Lattes)

Resumo

Essa dissertação se propõe a discutir e analisar, sob o viés dos Novos Estudos de Letramento (Street, 2014), o potencial pedagógico da prática de jogar o RPG Neverwinter Nights: Enhanced Edition para a aprendizagem de língua inglesa. Para tanto, o trabalho considera o RPG como um espaço para prática de letramento; uma prática social, múltipla e diversificada que constitui a identidade e a personalidade dos que o jogam. A análise do potencial pedagógico da prática de jogar RPG é feita através da observação de seis princípios de boa aprendizagem de Gee (2004, 2005 e 2013), os princípios da Identidade, Interação, Produção, Riscos, Customização e Agência. Esses princípios são encontrados em "bons jogos" e na boa aprendizagem. A pesquisa é de cunho etnográfico-qualitativo e caracteriza-se pelo enfoque interpretativo (Teis D. T. e Teis M. A., 2006) ao analisar os dados de cinco sujeitos que participaram da pesquisa em busca desses princípios. Os sujeitos gravaram suas sessões de jogos e compartilharam as múltiplas conexões multimidiáticas que realizaram durante o estudo. Ao final da pesquisa empreendida, foram encontrados todos os princípios de boa aprendizagem de Gee na prática social de jogar e em todas outras práticas multimidiáticas relacionadas a ela, o que atesta fortemente o potencial pedagógico dos RPGs devido ao enorme interesse e imersão dos sujeitos em contextos multimidiáticos que têm a língua inglesa como um dos principais recursos para construção de sentido. O potencial pedagógico do RPG dá-se devido aos caminhos multimidiáticos que os sujeitos perpassam, e é uma consequência das identidades que os sujeitos criam ao interagir, conviver e produzir nesses ambientes ricos em língua inglesa.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Língua inglesaLetramentoAprendizagemLetramento multimidiáticoJogo RPGJogo Neverwinter nights